sábado, 16 de maio de 2009

Quero fazer o elogio do amor puro

Parece-me que já ninguém se apaixona de verdade. Já ninguém quer viver um amor impossível. Já ninguém aceita amar sem uma razão. Hoje as pessoas apaixonam-se por uma questão de prática. Porque dá jeito. Porque são colegas e estão ali mesmo ao lado.Porque se dão bem e não se chateiam muito. Porque faz sentido. Porque é mais barato, por causa da casa. Por causa da cama. Por causa das cuecas e das calças e das contas da lavandaria.
Hoje em dia as pessoas fazem contratos pré-nupciais, discutem tudo de antemão, fazem planos e à mínima merdinha entram logo em "diálogo". O amor passou a ser passível de ser combinado. Os amantes tornaram-se sócios. Reúnem-se, discutem problemas, tomam decisões. O amor transformou-se numa variante psico-sócio-bio-ecológica de camaradagem. A paixão, que devia ser desmedida, é na medida do possível.
(... dois postes abaixo está o excerto tirado daqui))
O amor é uma verdade. É por isso que a ilusão é necessária. A ilusão é bonita, não faz mal. Que se invente e minta e sonhe o que quiser. O amor é uma coisa, a vida é outra. A realidade pode matar, o amor é mais bonito que a vida. A vida que se lixe. Num momento, num olhar, o coração apanha-se para sempre.
Ama-se alguém. Por muito longe, por muito difícil, por muito desesperadamente. O coração guarda o que se nos escapa das mãos. E durante o dia e durante a vida, quando não esta lá quem se ama, não é ela que nos acompanha - é o nosso amor, o amor que se lhe tem.
Não é para perceber. É sinal de amor puro não se perceber, amar e não se ter, querer e não guardar a esperança, doer sem ficar magoado, viver sozinho, triste, mas mais acompanhado de quem vive feliz. Não se pode ceder. Não se pode resistir.A vida é uma coisa, o amor é outra. A vida dura a vida inteira, o amor não. Só um mundo de amor pode durar a vida inteira. E valê-la também.
Texto de Miguel Esteves Cardoso

2 comentários:

By Me disse...

PELO MENOS AS PESSOAS FALAM...SE À MÍNIMA MERDINHA ENTRAM EM "DIÁLOGO" AINDA TENTAM ,PORQUE HÁ AQUELES QUE JÁ NEM TENTAM...ESTÃO AFASTADOS DEMAIS...
OS HOMENS FICAM LIXADOS PORQUE AS MULHERES FAZEM EXIGÊNCIAS,JÁ NÃO SE LIMITAM A SACUDIR A CABEÇA A TUDO...O SEXO FORTE ACABOU!!!
ANTIGAMENTE ERA AMOR E UMA CABANA...
O AMOR É UMA COISA ,A VIDA OUTRA?
AMOR E VIDA É UMA ÚNICA ESTRADA...
A VIDA NÃO EXISTE SEM AMOR, ENTRE MARIDO E MULHER, ENTRE AMIGOS,ENTRE PAIS E FILHOS...ETC,ETC...
MAS ÀS VEZES A PAIXÃO É MESMO A POSSÍVEL...NÃO HÁ OUTRA...
SE A VIDA SE LIXA O AMOR TAMBÉM!
A VIDA DURA A VIDA INTEIRA E O AMOR TAMBÉM...PELO MENOS O AMOR FRATERNO E MATERNAL.
A VIDA VALE PELO AMOR QUE SE DÁ AOS OUTROS...NA MEDIDA DO POSSÍVEL...AMORES PERFEITOS SÓ NO PARAÍSO...

Su disse...

usando as palavras de MEC...


Só um mundo de amor pode durar a vida inteira


jocas maradas